Tudo começou em 1975. Valéria Moreyra, já formada pela escola de dança Maria Olenewa, concluía o curso universitário na UFRJ. Nessa época, fazia parte do corpo de baile do centro de convenções do Hotel Nacional. Com a intenção de levar a arte as crianças e adolescentes do bairro, inaugurou seu espaço de dança em Olaria. Sete anos depois mudou-se para a escola sede, onde a academia funciona até hoje.
Dando continuidade ao seu projeto, Valéria concluiu o seu mestrado, ingressou na área acadêmica e passou a fazer um “intercâmbio” cultural e técnico entre universitários e a dança, fazendo com que assistissem e até participassem dos espetáculos, descobrindo então, novos talentos. Assim surgiu um grande celeiro artístico na zona norte do Rio de Janeiro. Hoje, a academia é uma escola de dança que agrega um espaço com atividades Fitness, onde muitas opções são oferecidas para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
A proposta da academia foi sempre a mesma: Incentivar a atividade física, proporcionar o contato com a cultura e estimular a criatividade. Pela escola de dança Valéria Moreyra passaram muitos alunos, crianças e jovens, que quando formados, continuaram o trabalho ou em diferentes segmentos das Artes Cênicas e foram se multiplicando. Alguns seguiram outros caminhos e atuam hoje em diversas atividades, como professores, universitários, advogados, médicos, psicólogos, juízes e outras, porém a Arte nunca saiu de suas personalidades e de seus corações.
Valéria Moreyra recebeu a Medalha do Mérito Artístico da UNESCO, honraria de poucos, além do Discóbulo de bronze do Conselho Regional de Educação Física do RJ.